24 de jan. de 2011

Planning Ideas: Colecionadora de aprendizados

Fonte: CHMKT

Post escrito por Camila Massari, gerente de planejamento da FISCHER+FALA!. no CHMKT, respondendo à pergunta  ‘Qual a ideia mais interessante dentro do horizonte do planejamento e estratégia com a qual você teve contato nos últimos meses?’

Adoro colecionar e compartilhar e estou prestes a abrir minha caixinha com as últimas dicas que guardei do ano. Nada melhor do que fechar o ano assim, com retrospectiva.

Meu top#5 abaixo foi coletado com a vinda de Kevin Roberts ao Brasil. 

#1 As marcas precisam muito mais de emoção do que da razão para sobreviverem.Ninguém agüenta mais tanta informação, as pessoas querem é se emocionar e que as marcas inspirem-nas. Olhem para suas embalagens e sites e me diga se não está cheio de informação chata?!

#2 Sua marca não precisa de uma estratégia ou uma visão, precisa de um sonho.As pessoas trabalham para realizar seus sonhos e não para ver um produto brilhar. Empresas precisam ter loucos trabalhando (gente que acredita em seus sonhos). Os sonhos se realizam por meio de pessoas com idéias, fé e esperança. Nunca pela estratégia ou processo. Dica dele: se pergunte com que sonha sua marca.

#3 O negócio do marketing mudou. Antes bastava dizer para o quê servia e mexer no preço para vender. Este tipo de marketing morreu! Hoje precisa dar inspiração ao seu cliente. O que importa para quem é do marketing hoje é, entender como o cliente se sente, porque assim vai saber como se sentem em relação ao produto.

#4 Nosso negócio mudou, a economia é da participação. Você que antes se dizia dono de sua marca esquece isso. O marketing hoje é de muitos e para muitos. O poder está nas mãos dos consumidores. E isso faz pensar sobre uma mudança na forma como devemos remunerar um bom trabalho, não mais sobre ROI (retorno sobre investimento), ele propõem retorno sobre o envolvimento (ainda ROI, mas agora com outro significado return on involvement).

#5 Faça as coisas acontecerem. Seja excelente e isso é melhor que ser muito bom. Para ele o problema é que as pessoas tem expectativas muito baixas, precisam aumentar suas expectativas e permitir-se falhar e consertar rapidamente (a falha é preciosa aprendemos muito com ela). Saia da zona de conforto! A maioria das empresas são lentas e burocráticas, não permitem falhas, não exercitam as pessoas. Ele defende um trabalho em fluxo, com harmonia e de forma rápida e eficiente. E complementa: Tome as pequenas decisões com a cabeça e as grandes com a emoção, utilize sua intuição, porque os concorrentes estão pensando com a cabeça.

Além dos pensamentos do Kevin Roberts vou virar o ano com outras muitas frases colecionadas, vindas da Eurobest 3, da conferencia do GP e de muitos outros mestres que eu infelizmente não lembro o nome de todos. Abaixo outras dez que podem tocar vocês:

“If you lick the lollipop of mediocrity once and you’ll suck forever.” Brian Wilson

“Wise men talk because they have something to say; fools because they have to say something.” Filosofo Platão

“Creativity is fear. If you aren’t shitting yourself, you aren’t doing something new.” James Hilton

“A coragem talvez seja virtude mais importante do ser humano, porque todas as outras dependem dela”

“As pessoas sabem o que querem, mas também querem o que não sabem. E principalmente isso, porque surpreende e encanta.”

"Assim como tendência e fórmula são más palavras pra publicidade, pertinência é uma palavra sagrada."

“Propaganda é um negocio baseado em confiança e cabe as agências de publicidade conquistarem a confiança de seus clientes.”


E que nos próximos anos venham mais mestres a nos inspirar, para que eu não tenha nunca que parar de colecionar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário