27 de jan. de 2011

10 Argumentos a favor do Planejamento

Fonte: CHMKT

Hoje, pra defender a disciplina, trago os argumentos do Jay Thompson, VP da agência britânica Stuff, que acredita que o papel dos planejadores é essencial. 


Clique em "Leia Mais!"



1 - Planejamento é para a comunicação o que o Marketing é para vendas.

2 - Quanto mais a agência entende o consumidor, mais fácil é posicionar um produto na suas mente.

3 - Uma base estratégica sólida para o trabalho da agência leva a um nível mais alto de confiança do cliente no resultado final.

4 - O Planejamento oferece insights e clareza para levar a discussão do ‘eu acho’ para o ‘eu sei’. Isso elimina o irrelevante e destaca o relevante.

5 - O Planejamento é muito mais produtivo e mais focado do que a pesquisa tradicional. O Planejamento, por exemplo, ajudou a Apple a posicionar o Macintosh como uma revolução não porque isso era mais poderoso na opinião dos consumidores, mas porque a Apple representava uma facilidade radical no uso genérico para todos os computadores pessoais.

6 - Um produto indireto do Planejamento e a maior coesão e trabalho em equipe dentro da agência. O foco extra no ponto de vista do consumidor tira um pouco da pressão da linha de batalha da agência: criativos versus atendimentos. Ao invés, o debate vai para se aquela peça é correta ou não.

7. Longe de ser uma tentative de diminiur as responsabilidades do Atendimento, a chegada do departamento de Planejamento ajuda o Atendimento a fazer melhor o seu trabalho, oferecendo uma parceria ativa no processo de pensamento que leva ao desenvolvimento da comunicação.

8. Para o Atendimento motivado pelo desejo de levar o melhor pensamento, a melhor estratégia e a melhor solução criativa ao cliente, essas parceria com o Planejamento é ou pode ser realmente recompensadora. É uma relação de confiança. Uma pessoa que compartilhará ideias sem julgamento, diferente da relação do Diretor de Arte e do Redator. Isso levanta um novo nível de diálogo sobre a conta e liberta o Atendimento para assumir uma liderança mais forte e um papel empreendedor.

9. Para os criativos, o principal benefício do Planejamento é a pesquisa com usabilidade. Sem números, nada de relatório de pesquisa qualitativa pra ler quando sobre um tempo, mas, sim, uma pessoa que explica e busca trazer insights úteis ao processo. Não é um pesquisador, mas uma pessoa que consegue articular uma idéia para outras pessoas e que os criativos respeitam e confiam por entenderem que são tão apaixonados por comunicação quanto eles.

10. O Planejamento também é um enorme recurso para clientes acima e além de simplesmente propaganda. Planejadores são, geralmente, tão atualizados com o consumidor que podem ajudar na embalagem, promoção, desenvolvimento de produto, aquisições, etc.

E o Jay Thompson finaliza dizendo que, 'se você acredita que um dos componentes da boa propaganda é ser o mais relevante possível ao consumidor, então tenha Planejamento na sua agência’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário