28 de jan. de 2011

Sponsored Stories: Qualquer atividade sua no Facebook pode virar propaganda

Fonte: Brainstorm #9

Facebook publicou hoje um vídeo explicativo de seu novo formato de publicidade, anunciado nessa semana, o chamado Sponsored Stories. Isso basicamente significa o seguinte: qualquer atividade sua no Facebook pode virar propaganda. 


As marcas podem aproveitar as menções que você faz a ela, seus checkins e itens que deu “like”, para exibir no mural de seus amigos como uma aprovação sua.

Um exemplo simples: Você curtiu a página da Coca-Cola no Facebook. A marca pode então exibir isso para seus amigos como: “Fulano de tal curte a Coca-Cola”, com mais alguma mensagem promocional logo abaixo.

Aqueles que gostam de chorar sobre violação de privacidade vão “gostar” dessa notícia: Não é possível optar pra não fazer parte das Sponsored Stories. No máximo você pode clicar no “x” para fechar a mensagem.


A própria Coca-Cola é uma das marcas que já está nessa fase inicial do formato, junto com Anheuser Busch ePlayfish, mais ONGs como Malaria No More, Anistia Internacional, Women for Women, Autism Speaks, (RED), Alzheimer’s Association e UNICEF.
Uma questão importante levantada pelo RWW, é o que acontece quando você ou um amigo faz checkin em algum lugar, por exemplo, e fala mal da experiência? A marca vai “patrocinar” isso – já que todo o processo deve acontecer automaticamente – ou existirá moderação?
O formato é bem parecido com o Promoted Tweets do Twitter. Só que lá apenas o conteúdo produzido pelas próprias marcas pode ser promovido, no caso do Facebook – que não se importa de testar os limites de seus usuários – a sua vida digital pode ser transformada em publicidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário