Fonte: Consumo e Propaganda
A nova marca da rede de cafeterias Starbucks assume a simplicidade que a marca vem buscando, depois de alguns anos de crise, quando foi obrigada a fechar cerca de 600 lojas. O que eles desejam, agora, ao tirar a sereia da moldura que a envolvia, é manter a tradição e reforçar sua identidade de um lugar que fica entre a casa e o trabalho das pessoas.
Querem reforçar que o café é da melhor qualidade e criar um vínculo emocional com os consumidores.
Será que conseguiram evoluir e manter seus valores ao mesmo tempo?
ANTES DEPOIS
O designer Ricardo Saint Clair acha que onovo logo é mais simples, apenas uma cor verde, e, ao eliminar o lettering e valorizar apenas a sereia/símbolo, traz um apelo mais emocional e menos corporativo.
“Mas acredito que tenha uma estragia ainda maior. Desde 2009 a Starbucks tem aberto o que eles chamam de ‘unbranded stores’, onde não há o logo, apenas um texto dizendo inspired by Starbucks’. Tenta trazer o charme de coffee houses locais, que não pertencem a big corporations. Uma tentativa de pegar um público mais critico com relação a padronização de seus produtos.”, diz o designer.
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